quarta-feira

VOLUNTÁRIO EM PROL DO PARQUE NACIONAL DA TIJUCA - RIO DE JANEIRO

  COMO SE TORNAR UM VOLUNTÁRIO?


Qualquer pessoa pode se inscrever como voluntário no PNT. Inicialmente, preenche-se uma ficha de cadastro, disponibilizada em nosso Centro de Visitantes ou então solicitada através do e-mail. Após essa etapa, aguarda-se uma convocação de reunião, onde será explicado em detalhes o Programa de Voluntário no Parque Nacional da Tijuca, buscando-se uma identificação das potencialidades e disponibilidades de cada um dos futuros voluntários.

 As ações realizadas através de mutirões periódicos têm por intuito estreitar a relação entre o homem e a natureza, estimulando os cidadãos a participar de atividades saudáveis e de suma importância para a cidade, realizadas numa área de preservação com paisagens mundialmente reconhecidas. 

 Para tanto, é extremamente necessário que o projeto conte com o apoio de parceiros que, através de doações diversas (ferramentas, brindes para sorteios, alimentação etc.), contribuam com o espírito voluntário no PNT.

O QUE FAZ UM VOLUNTÁRIO?

Existem diversas tarefas a serem executadas no Programa de Voluntariado do Parque Nacional da Tijuca e elas requerem uma ampla variedade de talentos, habilidades e competências que o voluntário já possui e/ou desenvolverá ao longo das ações. O voluntário pode executar atividades de monitoramento, manejo, participação em pesquisas de campo na área de biociências, turismo, geografia, auxílio na educação ambiental por meio do acompanhamento de escolas, participação em mutirões de limpeza, manejo de flora, manutenção de trilhas e reflorestamento. Logo, informação, sensibilização, conscientização, interação, participação, solidariedade, proteção, sustentabilidade, são alguns conceitos adotados no trabalho, que é desenvolvido pelo grupo com cordialidade e simpatia.

 
Obs: A coordenação do projeto segue as orientações do Ministério do Meio Ambiente para o trabalho voluntário em UC´s, que estabelece as etapas de cadastramento, entrevista, preenchimento de termo de adesão, orientação, treinamento, supervisão, avaliação e reconhecimento do voluntário, através de certificado emitido após 40 horas trabalhadas.

Mais informações no link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário